Postagem em destaque

DERRUBANDO O PRECONCEITO EM MIM

Eu tinha um absurdo preconceito com filmes chineses, na verdade eu não gosto muito da falta de expressão facial e dos movimentos exagerados,...

domingo, 6 de novembro de 2016

Eu vi e RECOMENDO o filme BEM VINDO A MARLY-GOMONT


BEM VINDO A MARLY-GOMONT
Rio, 05/11/2016

Ontem tive a chance de assistir na Netflix, um dos mais belos filmes sobre questões raciais no mundo. O Filme é belo, suave na mensagem, forte no impacto que causa nas almas mais sensíveis. 

Usando de um tom cômico, porque algumas situações são mesmo cômicas, uma historia real foi contada e, isso é o que mais encanta nesses filmes baseados em fatos reais, eles são reais , eles ocorreram em algum lugar com alguém de verdade.

Lógico que nosso desejo de ver os rostinhos reais de todos é saciado, quando sobem os créditos vêm as tradicionais fotos das pessoas reais.

Esse não é um filme chocante para despertar a fúria da luta nos injustiçados, pelo contrario é um filme leve, delicado, bem humorado, aborda coisas serias de uma forma suave e ao fim do filme vai entender o quanto esse tom de direção tem a ver com a historia contada. Nem tudo se resolve na bala, algumas coisas são tão profundas que é preciso delicadeza, tato e perseverança para conciliar. Assista ao filme que vai compreender. É um filme para assistir sozinho, com amigos e principalmente com a família, aproveite e debatam sobre o tema, o filme, a situação , as medidas , os resultados ... Lembre-se, é uma história real.

BEM VINDO A MARLY-GOMONT

Título Original: Bienvenue à Marly-Gomont

Lançado em : 08/06/2016

Direção: Julien Rambaldi

Elenco:
Dr Zantoko Marc Zinga, 
Filha Médina Diarra, 
Esposa Aïssa Maïga, 
Filho Bayron 
Franceses do vilarejo:  Lebli, Jean-Michel Balthazar

Em 1975, Seyolo Zantoko, médico recém-formado vindo do Congo, aceita uma proposta de ser o médico de um provinciano e minúsculo vilarejo muitos distante de Paris, aliviado por fugir de uma ditadura sangrenta de seu pais, ele se muda com a família para o vilarejo francês, onde o choque cultural pode render muitas surpresas. 

No entanto a perseverança desse congolense é de dobrar a resistência, ele quer ser aceito, quer fazer parte e vai, do seu jeito, lutar do jeito que pode para fazer as pessoas aceitarem ele e sua família no local.

Ser de um pais diferente pode ser muito difícil pra quem decide ir morar em outro lugar, mas ser de um pais diferente e ainda ser de uma raça diferente e muito mais difícil. E porque quando se é negro tudo é mais difícil mundo à fora ?

Houve um tempo na história da humanidade em que ser negro não significava ser nada mais além de um ser humano mais pigmentado.

Dr Zantoko não se dobra diante da ignorância , ele não recua frente ao preconceito, não desiste de abrir as mentes mais fechadas.

Ele é medico, um homem que estudou, se formou na faculdade para dar a seus filhos uma vida que ele não teve. Ele saiu de seu pais por não concordar com o regime politico, como qualquer cidadão livre, ele pegou a família e foi buscar uma oportunidade melhor em algum lugar, mas porque no caso dele foi tão difícil ? porque entrou a questão da cor da pele. Mas ele vai lidar com isso de uma forma espetacular, comovente , simples, pacifica , bem humorada.


Bem , Eu Simone, sou filha de uma mulher morena e um homem branco. O pai de minha mãe era negro, neto de escravos e a mãe de minha mãe era branca, neta de holandeses. O pai de meu pai era português, neto de portugueses e a mãe de meu pai era brasileira , neta de portugueses.

Assim como o pais que eu vivo , que nasci, minha origem se deu na mistura de raças, de culturas, logo não posso ser indiferente às questões de preconceito de raça e de cultura.

Eu creio que ainda veremos um mundo em que não haverá mais tais diferenças impedindo o amor.

Por isso recomendo emocionada essa bela obra do cinema francês BEM VINDO A MARLY-GOMONT.

Está disponível no Netflix. Mas segue o link para ver.



Critica feita por Simone Coutinho e Santos baseada no simples critério de ser apaixonada por filmes em geral e gostar de falar sobre os que mais gostou de ter assistido. Numa escala de 10, recomendo com 12!!!!

Simône Coutinho e Santos
Instagram @sicoutinhofotografia
Twitter @sisicoutinho

3 comentários:

  1. gostei muito do filme e tambem de sua avaliação sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. De forma simples, redigiu um ótimo comentário sobre este filme que me apaixonei pela delicadeza e sutileza.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o filme, realmente contado de uma forma leve, mas com uma mensagem incrível de perseverança!

    ResponderExcluir